Atualmente temos discutido e enfrentado diariamente noticias de violência nas escolas. O que está acontecendo com nossos alunos? O que tem acontecido com os nossos professores?
Estava lendo a revista Psique, e encontrei uma matéria que chamou a atenção e que gostaria de compartilhar com todos vocês. A matéria trata sobre uma pesquisa da Dra. Maria Isabel da Silva Leme, psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. O trabalho relata dados sobre a incidência de bullying nas escolas de São Paulo. Ela coloca vários dados que nos faz pensar... Quais são os papeis dos professores, diretores e todos envolvidos com a escola? O que é importante construirmos em nossas escolas, o afeto ou a cognição, ou os dois?
Maria Isabel, coloca em um dos trechos do livro Convivência, conflitos e educação nas escolas de São Paulo que, “o diretor de escola é assoberbado com tarefas que tem pouco a ver com o pedagógico. Caberia, assim, às Administrações Educacionais exigir menos relatórios dando mais tempo ao gestor de promover debates com a comunidade escolar.” Esses são um dos pontos importantes, e que me parece relevante em refletirmos. Outro ponto que chamou atenção na matéria, foi a questão sobre o cuidado com a afetividade nas escolas. Muitas vezes nos preocupamos muito mais em formarmos alunos conteúdistas, do que formarmos seres humanos completos, cognitivos e afetivos. Segundo a autora do livro, “a escola, tradicionalmente, só se ocupa do racional passando uma mensagem implícita para os alunos de que a afetividade não é tão importante quanto o desenvolvimento da cognição”. Neste contexto, os espaços da sala de aula não deveriam ser apenas um local de relações de ensino e aprendizagem de conteúdos, e sim, um ambiente de formação humana do aluno, construída através das diferenças entre os sujeitos, identidades, histórias e trajetórias, aproximando-se ao que de fato é verdadeiro. Contribuindo assim, para que o nosso aluno construa o respeito e a responsabilidade por si e pelo outro, a ética das relações humanas.
Acho importante que a escola discuta o porquê de tanta violência na escola e busque em cada uma reflexão para o problema junto com todos os envolvidos no processo educativo
ResponderExcluirOlá!!!Olá!!
ResponderExcluirVerônica querida!!!
Parabéns pela temática trabalhada, com certeza está cada vez mais acentuado o problema do Bullyng nas escolas.Nós educadores devemos nos unir para procurar solucionar este entrave que surge nos locais onde se produz conhecimento, onde se desenvolve não somente conteúdos ,mas principalmente onde se educa para a vida.
Um abração da Anita